segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

O Dia dos Namorados💕 (14 de fevereiro)

 

Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal  comemora-se no dia 14 de Fevereiro.

A milagrosa história de amor

 

          A versão mais disseminada conta que, por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos para garantir que os jovens se concentrassem mais facilmente na guerra e na vida militar.

          Contudo, o bispo Valentim contrariou as ordens e continuou a celebrar casamentos, agora na clandestinidade. A afronta à vontade do Imperador levou a que Valentim acabasse preso e condenado à morte.

          Até à sua execução, foi recebendo flores e bilhetes (o que explica a troca de postais, cartas e presentes, hoje em dia) enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta.

          A filha do carcereiro de Valentim, que era cega, movida pela curiosidade, terá pedido para o visitar no cárcere e, mal se aproximou dele, recuperou a visão. Ambos se apaixonaram um pelo outro. Numa carta escrita à sua amada, o bispo ter-se-á despedido com a expressão “do seu Valentim”, que ainda é usada na língua inglesa (“valentine“) para designar namorado.



Dia de São Valentim na Escola da Ponte: um dia de afetos!



Ao longo da manhã, os membros da Responsabilidade Datas e Eventos distribuíram origamis em forma de coração e quantos-queres com piropos amorosos a vários alunos. Também se declamou poesia nos diferentes espaços, dando-se voz a vários poetas que escreveram sobre o tema do amor.

Depois de um intervalo animado com músicas bem românticas, dois Cupidos vestidos a rigor distribuíram cartas de amizade e de afeto. Todos ficaram felizes com as partilhas.

Foi um dia diferente na Escola da Ponte! Provou-se que o amor, a amizade e os afetos são muito importantes nas nossas vidas e que têm de ser valorizados.

 

João A. e Inês A.

Sem comentários: