terça-feira, 20 de abril de 2021

Repórteres "Miúdos a Votos" : uma entrevista imprevista!


No dia 15 de abril de 2021, um frequentador habitual da Biblioteca da Escola da Ponte, o livro Harry Potter e a Ordem da Fénix, concordou que lhe fizessemos uma entrevista no âmbito do projeto Miúdos a Votos.


Escola da Ponte (EP): Bom dia! É bom voltar a vê-lo! Sabemos que as sondagens o deixaram muito bem classificado como o livro mais fixe para os alunos do 3º ciclo. Alguma vez imaginou que, mesmo 17 anos após a sua publicação, continuasse a ter tanto êxito entre os adolescentes?


Harry Potter e a Ordem da Fênix (HPOF): Por acaso não esperava que o sucesso durasse tanto tempo, até porque eu sou o livro mais longo da saga, e adolescentes, especialmente os desta época, não se sentem tão atraídos por livros mais grossos.


EP: Sabendo que é um livro tão longo e que podia dissuadir os leitores, porque é que não encurtou a história?


HPOF: Ora, uma história para ser bem contada, tem que incluir todos os detalhes! Além disso, eu sou o livro que mais liga as pontas soltas deixadas pelos meus irmãos da saga. 


EP: Por falar nos seus irmãos da saga, qual acha que contribuiu mais para o sucesso, e qual é o que foi mais esquecido?


HPOF: Isso é uma pergunta muito complicada, varia muito de leitor para leitor, mas, o mérito do meu sucesso deve-se ao meu irmão mais velho, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Foi ele que introduziu este novo mundo de magia aos adolescentes, dando até espaço para a criação de outras histórias.


EP: Consegue definir o seu género literário, se é que se encaixa em algum?


HPOF: Acho que os teóricos da literatura me encaixam na categoria do fantástico, mas, os meus leitores consideram-me, a mim e a outros semelhantes, um elo de ligação entre o real e o imaginário. Esforcei-me por manter elementos que fazem sentido nestes dois mundos, por exemplo, o facto de o Harry e os seus colegas, por mais que sejam dotados de poderes mágicos, terem de frequentar a escola, como os muggles (pessoas não mágicas).


EP: Gostou de se ver em E-book?


HPOF: Há muitas pessoas que valorizam mais os livros em suporte papel, porque há um contacto físico que desperta outros sentidos, por exemplo o cheiro de livro novo, o tacto nas páginas... Porém, eu acho que todas as minhas variações são positivas, desde que cheguem a todos os leitores. Também há versões minhas em audiobook e isso foi muito positivo, porque me ajudou a chegar à comunidade dos cegos.


EP: Por falar em adaptações, o que acha da sua adaptação para cinema? 


HPOF: Na sequência do que eu disse anteriormente, a minha adaptação, e a dos meus irmãos da saga, ajudou a que nós chegássemos a um público mais vasto. Há muitos adultos que nos conhecem, porque acompanharam os filhos ao cinema para ver a nossa adaptação. Por mais que os diretores do filme tenham retirado muito do meu conteúdo, eu acho que o que eles mantiveram foi o suficiente para manter a minha essência geral. O filme também tem a vantagem de ajudar alguns leitores a visualizar melhor algumas passagens minhas. Por exemplo, a morte do Sirius Black, no filme, ficou mais nítida do que eu tinha descrito por palavras.


EP: Se for eleito o livro mais fixe, o que pretende fazer pelos seus leitores?


HPOF: Infelizmente, não posso prometer canecas, canetas, chapéus e outras coisas que tais. Já há muita gente a aproveitar-se do meu sucesso para enriquecer. Só o facto de saber que há mais gente interessada em mim, explorar os mundos que me estão ligados é o suficiente para deixar qualquer um feliz.


EP: Nós sabemos que não deveríamos fazer esta pergunta, mas, qual é a sua personagem favorita?


HPOF: Essa é a pergunta que nunca se faz a um livro! É a mesma coisa que perguntar a um pai qual é o filho favorito dele…


EP: Não, não! A nossa pergunta é como perguntar a uma pessoa qual é a sua parte do corpo favorita.


HPOF: (gargalhadas) Vocês são mesmo Gen Z… Ainda bem que apareci antes do Instagram! Nesse caso, escolho a Luna, porque ela “nasce” neste livro e depois vai sendo usada pelos meus irmãos que dão continuidade à saga.


EP: Muito obrigada pela sua disponibilidade. Depois desta entrevista é fácil perceber porque é que os adolescentes gostam tanto de si.


Entrevista realizada pelo Grupo A3 da Escola Básica da Ponte.

Fotografia Margarida A.


Também pode ouvir aqui, o tempo de antena deste livro, tal como foi divulgado pela Revista Visão Júnior.


Sem comentários: