quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Gatos... dizem que Fevereiro é o mês deles

Segundo a tradição popular, Fevereiro é o mês dos gatos. Queremos, por isso,  aproveitar para divulgar alguns livros em que estes adoráveis felídeos são os protagonistas. Todos estes títulos se encontram disponíveis na nossa biblioteca. Para requisitar é favor contactar-nos via email.

1. Dewey, o gato que comoveu o mundo, de Vicki Myron, Caderno

A história de Dewey começa mal, como acontece a tantos animais que são abandonados à nascença. Com apenas algumas semanas de idade, na noite mais fria do ano, foi enfiado na caixa de devolução de livros na Biblioteca Pública de Spencer. Na manhã seguinte foi encontrado pela diretora da biblioteca, Vicki Myron que, de imediato, fica conquistada pelo pequeno animal. Nos dezanove anos seguintes, ele continuou aencantar os habitantes de Spencer com seu entusiasmo, calor, humildade (em forma de gato) e, acima de tudo, seu sexto sentido sobre quem mais precisava dele.


2. Gatos e mais gatos, Doris Lessing, Cotovia


Muito antes de ser galardoada com o prémio Nobel, a romancista Doris Lessing escreveu um livro de memórias que atravessa continentes, anos, cidades, casas, e particularmente muitos gatos.

Doris Lessing escreve particularmente sobre as suas duas gatas: a requintada cinzenta, meia siamesa e meia vadia, com uma personalidade requintada e caprichosa e a preta, firme, obstinada e modesta, que um dia invade a casa para ficar . Mas a lembrança desta duas gatas, surge com outras memórias da vida: a fazenda em África e a constante luta entre os gatos domésticos e os gatos selvagens; a recuperação de uma ninhada de gatinhos do fundo de um poço de uma mina e as inúmeras cenas da vida doméstica em Londres, ou no campo, em que os gatos parecem ser os protagonistas da vida da escritora.


3. Amados gatos, Jorge José Letria, Oficina do Livro

Amados Gatos é um conjunto de textos que tem como ponto de partida os gatos de figuras famosas da literatura, das artes e da política, de Richelieu a Lenine, de Hemingway a Anne Frank, passando por Churchill, Marilyn Monroe, Paul Klee ou Zola, entre outros. Partindo de factos e figuras reais, estes relatos reinventam a vida de gatos famosos e dos seus ilustres donos, tornando-se num livro de homenagem a estes enigmáticos felídeos, que o homem nunca conseguir domesticar na totalidade. Partindo do seu próprio quotidiano, onde os gatos partilham a sua vida e a sua escrita, José Jorge Letria demonstra-nos a paixão e cumplicidade que estes bichos podem ocupar nas nossas vidas.


4. O gato de Upsala, Cristina Carvalho, Sextante Editora



Esta é uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo – o grande e rico Vasa – navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia.
Quis o destino que, no dia 10 de Agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato.

(Texto retirado do site da editora do livro)


5. História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda, Porto Editora



No ano de2020, Luís Sepúlveda, sucumbiu à pandemia da COVID-19, mas deixou-nos um vasto repertório literário do qual destacamos esta obra, escrita para crianças e jovens, mas que pode ser apreciada por todos.
A história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.
Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota.
Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece-nos neste seu livro já clássico uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.
 (Texto retirado do site da editora do livro)

Sem comentários: