sexta-feira, 2 de março de 2018

Caiu o Carmo e a Trindade na Ponte!


No passado dia 1 de março, decorreu uma atividade no âmbito da Quinzena da Leitura sobre expressões idiomáticas, intitulada Cai o Carmo e a Trindade. Esta atividade foi dinamizada pela aluna Margarida Andrade e nela participaram todos os alunos do grupo C2.
A dinamizadora apresentou vários vídeos que explicam a origem e o significado de expressões idiomáticas portuguesas, completando esta informação com um Powerpoint elaborado por si.
Foram exploradas várias expressões! A expressão que deu o título a esta iniciativa não poderia faltar e remonta ao terramoto de 1755, que afetou os conventos do Carmo e da Trindade, em Lisboa. Hoje, “Cai o Carmo e a Trindade” é uma expressão utilizada de forma sarcástica, para dizer que alguém está a exagerar.
Outras expressões surgiram, como “beco sem saída”, “ficar a ver navios”, “ir pró maneta”, “quebrar o gelo”, entre muitas outras.
A partir de imagens, os participantes tentaram adivinhar qual a expressão idiomática em causa. Foi muito divertido!
A Margarida Andrade recebeu muitos elogios. O desafio final consistiu em levar os participantes que gostassem de desenhar a ilustrar outras expressões idiomáticas e a fazer um texto livre em que usassem pelo menos seis expressões.
No final, ficou tudo “em pratos limpos”!




Sem comentários: