quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

"Trisavó de pistola à cinta e outras histórias" e o Concurso Nacional de Leitura




No passado dia 21 de fevereiro, realizou-se a primeira etapa do Concurso Nacional de Leitura, no qual participaram vinte e três alunos do Núcleo de Consolidação.
Pela primeira vez, este concurso foi também alargado, nacionalmente, ao 2.º ciclo. O livro escolhido para este Núcleo foi Trisavó de pistola à cinta e outras histórias, da autoria de Alice Vieira, o qual reúne dez histórias, destacando-se a que dá título ao livro.
A história Trisavó de pistola à cinta e outras histórias fala de uma família que, ao longo de várias gerações, preservara o nome da trisavó Benedita, por acreditar que esta tinha combatido, de forma destemida, os franceses, durante as Invasões. Por isso, todas as raparigas da família se chamavam Benedita.
O mistério começa quando um tio decide investigar e fala com o padre de Avelar de Cima, que revela que esta trisavó não tinha sido uma heroína, mas uma traidora da pátria, porque tinha sido, na verdade, informadora do rei Filipe II.
O questionário consistia em quinze perguntas - catorze de escolha múltipla e um comentário. Para realizar a atividade, utilizamos os Tablets que a Rede de Bibliotecas Escolares atribuiu à nossa Escola.
Gostamos de participar nesta iniciativa e de ler mais um livro escrito por Alice Vieira!
Ana Maria Azevedo e Margarida Andrade




1 comentário:

Eleonay disse...

Maravilhoso projeto. Parabéns