sexta-feira, 9 de abril de 2021

As novelas clandestinas vão circular pela Ponte

 


Por sugestão dos alunos do Aprofundamento (em especial do A2!!!) a coleção da Biblioteca foi enriquecida com bandas desenhadas e novelas gráficas.

"Novelas clandestinas" foi o título que atribuímos a este projeto, financiado pela linha Imprevistos de Leitura da Rede de Bibliotecas Escolares. Agora podemos enriquecer os espaços com livros de fácil leitura, que não impliquem requisição domiciliária, e que possam ser lidos ao longo do dia. 

A nossa aquisição baseou-se em três eixos temáticos:

1. Clássicos aos quadradinhos: as coleções do Astérix, Tintim e Spirou são essenciais para quem aprecia banda desenhada repleta de aventura, humor e heróis carismáticos.

2. Novela gráfica: sabemos o fascínio que este género exerce sobre os utilizadores da Biblioteca, por isso aproveitamos a oportunidade para trazer o que de melhor se tem editado em Portugal. Escolhemos obras divertidas e que nos ajudam a compreender o mundo que nos rodeia: "Verões felizes" de Zidrou; "Os guardiões do Louvre" de Jiro Taniguchi; "Amadeo" de Jorge Pinto e Eduardo Viana estão entre os títulos selecionados. Mas adquirimos mais títulos, para ler e aprender sobre arte, história e mitologia...

3. Raparigas contestatárias: todos as adoramos e por isso são imprescindíveis na nossa Biblioteca! A Mafalda é talvez a mais conhecida e de leitura mais fácil, mas quisemos ir mais longe e trouxemos a versão gráfica do diário de Anne Frank e a obra autobiográfica de Marjane Satrapi, "Persépolis".

Todos os livros da coleção da Biblioteca da Ponte estão disponíveis para alunos, orientadores educativos, pessoal auxiliar e pais dos alunos. Se pretender requisitar algum livro, contacte-nos pelo email da Biblioteca biblioteca@escoladaponte.pt.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bem.

Recomendo, veementemente, que, em próximas oportunidades, se complemente a coleção com esses magníficos clássicos que são Gaston Lagaffe, Marsupilami e Iznogud. Tudo fantásticas e divertidas escolhas!

7Leituras disse...

Apreciei a ideia de integrar a banda desenhada e as novelas gráficas, uma forma de cativar os leitores!

Anónimo disse...

Há muito que a Biblioteca precisava desta aquisição. Os miúdos ficaram muito entusiasmados!

Zulmira Ferreira disse...

«Novelas Clandestinas» irão proporcionar, com toda a certeza, uma «Felicidade Clandestina», bem próxima da narrada por Clarice Lispector. :)